a cobra
Um jogador seguindo uma estratégia “tit-for-tat” cooperará desde que seu oponente também esteja cooperando e mudará para uma estratégia não-cooperativa se seu oponente mudar de estratégia. Quando os jogadores supõem que eles estarão repetindo sua interação infinitamente, os ganhos de longo prazo provenientes da cooperação mais do que compensarão quaisquer possíveis ganhos de curto prazo derivados da não-cooperação. A estratégia “tit-for-tat” é racional porque encoraja a cooperação em jogos repetidos infinitamente.
6. Considere um jogo no qual o dilema dos prisioneiros seja repetido 10 vezes e ambos os jogadores sejam racionais e plenamente informados. A estratégia tit-for-tat seria ótima nesse caso? Sob que condições tal estratégia seria ótima?
A estratégia tit-for-tat não é ótima nesse caso, dado que, em jogos finitos onde cada jogador antecipa as ações do rival em cada período, a solução não-cooperativa deve prevalecer em todos os períodos. Considere o décimo (e último) período do jogo; tendo em vista que as ações dos jogadores nesse período não afetam decisões subseqüentes, não há incentivo