A cobertura do casamento real pelo jornal hoje como espetáculo
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A COBERTURA DO CASAMENTO REAL
PELO JORNAL HOJE COMO ESPETÁCULO
Porto Alegre
2012
Introdução
A cerimônia de casamento entre o príncipe Willian Arthur Philip Louis, um dos herdeiros da coroa britânica, e de Catherine Middleton, estudante de História da Arte, realizada no dia 29 de abril de 2011, em Londres, obteve grande repercussão nos canais de mídia do mundo todo. A estimativa foi de que 2,5 milhões de pessoas tenham assistido às imagens da cerimônia. Este artigo tem como intuito analisar a importância exacerbada que o acontecimento recebeu através de um dos principais programas de telejornal do país, o Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão, tendo como base a teoria de Guy Debord a respeito da "sociedade do espetáculo”.
O Jornal Hoje, edição do dia 29 de abril de 2011, apresentou grande ênfase à cobertura do casamento real, restringindo espaço para outras possíveis matérias jornalísticas de maior interesse e utilidade para o público. Durante as reportagens, além de descreverem todo o percurso do casal, os jornalistas deram grande destaque a detalhes superficiais, como o vestido da noiva, seu comportamento durante a cerimônia e os acessórios do carro em que eram transportados. No programa, ocorreu também uma entrevista com o professor de história Francisco Vieira, comentando outras diretrizes da cerimônia, do ponto de vista histórico do acontecimento, porém dando ênfase à postura de Catherine durante o evento.
A partir do destaque que o Jornal Hoje deu a essa grande quantidade de detalhes da cerimônia, apresentados na reportagem, é possível relacionar a cobertura do telejornal com dois pontos da teoria de Debord. A cobertura do casamento real é um bom exemplo para ilustrar a ideia de espetáculo, mais especificamente as teses sobre aparência e alienação, apresentadas pelo autor. Através de simples reportagens e matérias, é mostrado como os principais personagens