A classe dos répteis
Esta é a classe das COBRAS, LAGARTOS, JACARÉS e TARTARUGAS. DE início, podemos dizer que o grande diferencial em relação aos Anfíbios é que os Répteis passaram a habitar o ambiente terrestre sem depender da água para a sua REPRODUÇÂO. Para essa migração foi necessária a adptação de algumas estruturas, como veremos a seguir.
A pele desses animais é seca e impermeável, pois possui uma camada de queratina (proteína). Ela pode ser recoberta por:
.escamas (como cobras e lagartos),
.placas (jacarés e crocodilos) ou
.carapaças (tartarugas e cágados).
Todas essas estruturas estão revestidas por queratina, tornando os animais bem protegidos contra a desidratação.
Muitos Répteis procuram o Sol para aquecer seu corpo. Esses animais são chamados de Ectotérmicos porque se aquecem com o calor vindo “de fora”. Se o animal não conseguir se aquecer em um dia muito frio, seu metabolismo diminui, dificultando suas atividades.
Diferentemente dos Anfíbios, a respiração dos Répteis é exclusivamente pulmonar. A respiração cutânea nesse grupo é impossível por causa da impermeabilidade da pele.
A fecundação dos Répteis é interna e o desenvolvimento do embrião é externo na maioria dos casos (com formação de ovos). Mas há espécies ovovivíparas e vivíparas.
O número de ovos postos no caso dos ovíparos é muito variável, dependendo da espécie. Há tartarugas marinhas que colocam mais de 100 ovos de uma só vez. Enquanto a lagartixa caseira coloca apenas 1.
No Brasil não há crocodilos nem gaviais, apenas jacarés. No Brasil o maior lagarto é o Teiú e a maior cobra é a