A ciência, o poder e os riscos
Disciplina : Filosofia
Professora:
Índice
Introdução
A.1- A Ciência, o Poder e os Riscos
1.1. A Ciência
1.2. A Cultura científico-tecnológica
1.3. Vagas de mudança
1.4. Contributo da ciência
1.5. Cientismo
B.1- A História da Engenharia Genética
2- O que é a Engenharia Genética?
3- A Engenharia Genética possibilita:
4- A Clonagem
4.1.Clonagem Natural
4.2. Clonagem Induzida
4.3. Clonagem Reprodutiva
4.4. Clonagem Terapêutica
4.5. Vantagens e Desvantagens da Clonagem
Conclusão
Bibliografia/Sites Consultados
Apêndices
Introdução
Este é um trabalho que se refere a uma das unidades do programa escolar de Filosofia : “A Ciência, o Poder e os Riscos”.
Com a realização deste trabalho pretendo chamar atenção aos perigos que pode ter o colossal progresso da ciência, assim como os seus benefícios. Para tal, primeiramente farei uma sucinta apresentação sobre a ciência e o que se encontra associado a esta, e em segundo abordarei o tema: “Engenharia Genética”, focando-me principalmente na Clonagem.
Pretende-se demonstrar que a ciência não tem apenas um lado negro, como muitos pensam, mas que também tem algo positivo que ficará bem explícito com a leitura desta proposta de trabalho.
A.1- A Ciência, o Poder e os Riscos
1.1. A Ciência
A ciência, num sentido geral, refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Mas, se recorrermos a uma caracterização mais específica, podemos definir a ciência como um sistema que se apoia na obtenção do conhecimento, tendo como base o método científico, que compreende verdades gerais ou a manobra de leis gerais resultantes do método científico. É considerada como sendo o esforço que permite, ao Homem, aumentar e descobrir o conhecimento humano de como a realidade funciona. Por um outro lado, apesar da ciência não excluir os crentes do seu leque de cientistas, a ciência, assim como as teorias científicas, excluem delas as