A Ciência e seus Objetivos
S U M Á R I O
FOCO: Victor, o Menino
Selvagem de Aveyron
Como o Estudo do
Desenvolvimento Humano
Evoluiu
ão há nada permanente exceto a mudança.
Heráclito, fragmento (século VI a.C.)
Foco:
Victor, o menino selvagem de Aveyron*
Em 8 de janeiro de 1800, um menino nu, com rosto e pescoço cobertos de cicatrizes, apareceu nos arredores da aldeia de Saint-Sernin na província pouco povoada de Aveyron, no sul da França central. O menino, que tinha apenas um metro e trinta e sete de altura, mas aparentava ter 12 anos de idade, tinha sido visto várias vezes durante os últimos dois anos e meio escalando árvores, correndo de quatro, bebendo água dos córregos e coletando raizes e frutos.
Victor
Quando o menino de olhos escuros chegou a Saint-Sernin, ele não falava, nem respondia à fala. Como um animal acostumado a viver solto, rejeitava alimentos preparados e arrancava as roupas que as pessoas tentavam colocar nele. Parecia claro que ele tinha perdido os pais, ou tinha sido abandonado por eles, mas era impossível saber há quanto tempo isso tinha acontecido.
O menino apareceu durante uma época de efervescência intelectual e social, quando uma nova perspectiva científica estava começando a substituir a especulação mística. Os filósofos discutiam questões sobre a natureza dos seres humanos - questões que se tornariam fundamentais para o estudo do desenvolvimento humano. São inatas ou adquiridas as qualidades, o comportamento e as idéias que definem o que significa ser humano? Qual a importância do contato social durante os anos de formação?
E sua ausência pode ser superada? O estudo de uma criança que havia crescido isoladamente poderia ajudar a explicar o impacto relativo da "natureza" (as características inatas de uma criança) e da "experiência" (criação, educação e outras influências da sociedade).
Após observação inicial, o menino, que veio a se chamar Victor, foi enviado a uma escola para surdos-mudos em