A ciência psicológica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina de Psicologia, 1º Período do Curso de Administração da Universidade Estácio de Sá, Profº. Elizabeth Saraiva.
Lídia Raquel do Nascimento – 200901126181
RIO DE JANEIRO
2009
A CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Poderíamos chamar de Psicologismo ou Psicologia do Senso Comum, o fato de as pessoas tentarem explicar o comportamento alheio ou o próprio comportamento, isto acontece, porém é diferente da Psicologia Científica.
A psicologia científica utiliza métodos próprios para a construção de seu escopo teórico, e não propõe uma resposta única para a compreensão do comportamento humano.
Psicologia, segundo Davidoff, seria a “ciência que estuda o comportamento e os processos mentais de todos os animais”.
No estudo do comportamento, estão os considerados Normais e os Patológicos. Ao contrário dos Normais, os Patológicos têm menos chance de sucesso em levar uma vida social.
Devido à existência de várias linhas de estudo encontradas na psicologia e a complexidade de cada uma delas, torna-se difícil à assimilação de um conceito único. O que pode dar a entender que a psicologia é sempre um ponto de vista e cada indivíduo tenha o seu, mas não é assim, uma vez são necessários fundamentos para explicar algum problema de uma determinada área.
A psicologia vem de conhecimentos científicos, pois é fundamentado em pesquisas cientificas.
O Senso Comum, é algo que se baseia em observações ou crenças das pessoas, não tendo validade cientifica, pois não foi estudado ou provado cientificamente.
A Psiquiatria é uma especialidade médica, habilita seus profissionais a prescrever medicamentos aos pacientes.
A Psicanálise é uma formação para médicos e graduados em psicologia clínica e conciste no emprego da técnica da psicanalítica criada por Freud, que propões a cura de desordens neuróticas pelo autoconhecimento.
A