a ciência na filosofia
A teoria do filosofo grego ajudou muito na compreenção de varios impasses da época, como por exemplo a questão da essência da matéria. Na antiguidade os gregos chegaram a escrever teses distintas sobre esse tema. Já nessas teses, se iniciaram as oposições entre duas posições téoricas: o idealismo e o materialismo. O materialismo se mostrou muito presente na teoria atómica, que teve suas hipoteses herdadas da antiguidade. A téoria atómica, é a téoria que diz que tudo é formado por atomos. A orientação da física e da quimica do século XIX foi toda baseado nesta teoria. Heisenberg percebeu então que existia uma ligação entre as ciências, uma conecção.
Rapidamente um novo problema se originou, uma oposição entra as duas posições, o idealismo e o materialismo. Heisenberg determinou que q ue a teoria élaborada por Marx possuia limites na questão da téoria atómica da época e então resolver reconsiderar le voltou a considrar a teoria de Démocrito intitulada, Platão e sua teoria da materia, no Timeu. Essa tese vai ser por sua vez uma representação do idealismo na Antiguidade.
Heisenberg compara a física quântica aos corpos regulares escritos no Timeu de Platão, Timeu é um dialogo que fala sobre a natureza do mundo físico e os seres humanos. Dizia que experimentos demonstravam que uma partícula pode se transformar em outras partículas, que seriam as a estruturas matemáticas da natureza. Essa tese revelou uma compreenssão