A ciência da filosofia
A Filosofia é uma disciplina diferente das outras, como a história ou a física, onde se usa para pesquisa laboratórios, estatísticas, ou microscópio, é uma disciplina que é feita apenas pelo pensamento, isso significa que não se pode apresentar hipóteses e sim provar que essas hipóteses são verdadeiras ou falsas, já que são fornecidas pelas outras disciplina e não pela própria filosofia em si.
A filosofia desestabiliza as certezas e questiona o que é convencional, a reflexão filosófica consiste em rever o próprio pensamento, é pensar o já pensado, colocar em questão o já conhecido. A imagem de escultura “O Pensador” de Auguste Rodin é uma figura que retrata claramente o significado da Filosofia em si, já que demonstra uma profunda e aflitiva meditação, buscando respostas internas para as indagações do ser humano, verdade é que Rodin acaba retratando o homem geral, o homem comum, o homem cotidiano, ou seja, qualquer um. E quantas reflexões dolorosas neste homem, quantas dúvidas, medos ou sofrimento, ou poderia estar pensando simplesmente na vida, na sua existência, ponderando filosoficamente sobre a realidade do mundo e suas contradições.
Sendo assim, a filosofia é radical, rigorosa e de conjunto; porque investiga as raízes dos saberes com argumentações críticas e questões a partir da compreensão de todos os aspectos. Diferente da ciência a filosofia é globalizante e não tem objetivo único.
Por distinguir-se das outras áreas ela enfrenta alguns problemas em aberto, isto significa que áreas como a história ou a física apresenta poucos resultados