A cientificidade do Secretariado Executivo
Curso de Bacharel em Secretariado Executivo
Técnicas de Secretariado I
Paper: A cientificidade do Secretariado Executivo
Referência: O debate teórico-metodológico no campo do secretariado: pluralismos e singularidades. (SABINO; MARCHELLI, 2009). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cebape/v7n4/06.pdf
Tentar fazer uma análise da cientificidade do Secretariado Executivo é algo relativamente complexo e que encontra diferentes pontos de vista do mais variado autores da área do Secretariado. Faz-se necessário um significativo conhecimento histórico sobre as assessorias desde os tempos mais remotos, onde a figura dos escribas se sobressaiam como principais assessores da época, por deterem conhecimento da escrita e leitura, bem como ter também conhecimentos especificamente contemporâneos como por exemplo, de que forma as revoluções sociais influenciaram a sociedade e ainda como o advento da revolução tecnológica, em pleno curso, influencia os modos de viver e de se relacionar entre um indivíduo e outro, entre um indivíduo e uma empresa e ainda entre uma empresa e outra.
Estamos constantemente produzindo novos conhecimentos que geram transformações em nossa forma de conhecer o mundo. Muitas vezes trazemos à tona conhecimentos antigos, porém agora sob a ótica do momento que estamos vivemos. As revoluções sociais propiciaram um grande crescimento das ciências humanas e o surgimento de muitas linhas de pensamento principalmente no meio acadêmico. Algumas profissões tidas como sólidas sofreram abalos e outras ganharam mais espaço, a exemplo da profissão exercida pelo profissional do Secretariado Executivo, que faz articulações e uso de várias áreas do conhecimento para realizar o seu papel satisfatoriamente. Os profissionais dessa área evoluíram de funções meramente operacionais para funções de ordem de estratégia de liderança e até mesmo de gestão.
As grandes mudanças às quais o Secretariado Executivo vem sendo submetido