A ciencia
Tendência Reprodutora em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes. Acredita que a educação faz integralmente parte da sociedade e a reproduz. A educação reprodutora vê a sociedade como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e politicos.
Pretende apenas demostrar como altera a educação dentro da sociedade e não como ela deve agir; ou seja, não estabelece um modo de atuar para a educação, pelo contrário critica e não acredita na perfeição. Assim não propõe uma prática pedagógica, apenas analisa a já existente, projetando essa para o futuro.
Para melhor reprodução educacional é necessário estar atento, verificando o que necessita para ser suprido ou substituído, até porque o que aqui importa é qualidade e não quantidade. Tanto que Althrusser critica e dá seu parecer pessimista a respeito da escola, da educação; não é a escola que institui a sociedade, mas a sociedade que institui a escola a seu serviço, sendo assim, não adianta lutar por melhorias, contra o poder dominante do sistema educacional, pois sempre reproduzirão a ideologia dominante mais forte.
Tendência Transformadora
Recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador, propõe-se compreender a educação dentro de seus condicionantes e agir estrategicamente para sua transformação.
Propõe desvendar e utilizar-se das próprias contradições da sociedade, para trabalhar realisticamente, criticamnte pela sua transformação.
Essa tendência, serve de meio, ao lado de outros meios para transofrmar, já que não coloca a educação dentro da sociedade, pois Dermeval Saviani coloca: é preciso dar uma arma "nas mãos dos educadores para que possam lutar pelo exercício de um poder real, ainda que limitado.
A terceira tendência, interpreta a educação como uma instância diáletica que serve a um projeto, a um modelo, a um edeal de sociedade,