a ciencia o poder e os riscos
Será que os beneficios da ciencia se sobrepoem aos seus riscos?
Na minha opinião sim, os benefícios da ciência sao superiores os seus riscos.Nós vivemos rodeados de ciência por exemplo um relógio de pulso, uma televisão, que actualmente, sem eles andariamos um pouco " ás escuras".
Desde os tempos primitivos, que o ser humano mostra desejo de manipular os elementos, por exemplo fogo, a invenção de ferramentas de caça. Também se criaram instrumentos que não foram usados da melhor forma, mas não podemos culpar a ciência pela existência destas armas, mas sim quem utilizou o conhecimento obtido de forma errada. Se utilizarmos esses intrumentos com consciencia, devemos tentar avançar no conheciemento cientifico,ou seja, a ciência e a tecnologia são um poder tanto bom como mau, tanto construtivo como destrutivo, dependendo do uso que o homem lhe dá, dependendo do sentido em que se processa o seu desenvolvimento. Apesar dos riscos serem elevados não se comparam com os ganhos que esta actividade nos traz, visto que o aumento da esperança média e da qualidade de vida da população só foi possível devido aos desenvolvimentos científicos quer ao nível da saúde quer da higiene ou da alimentação. Contudo também nos damos conta que muitas destas alterações não ocorrem à escala mundial, mas sobretudo nos países desenvolvidos.
Em suma: na minha opinião, o desenvolvimento científico é algo desejável, que deve ser procurado e respeitado. No entanto devia haver uma maior fiscalização em relação à forma como este é utilizado. A solução não está na renúncia ao conhecimento científico msd sim nas capacidades de orientação do seu desenvolvimento e do controlo por parte do ser humano.A ciência e a tecnologia, por si só, não são suficientes para satisfazer os desejos do ser humano.
Mafalda Dias nº22 11º2