A ciencia e outras formas de conhecimento
Instituto de Ciências Jurídicas – ICJ
Ana Caroline Monteiro
Ana Paula
Camille Barroso
Ezir Kataryna da Conceição
Roberta Viana
Metodologia Científica: A ciência e as outras formas de conhecimento
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia Jurídica, como requisito para a 1ª avaliação.
BELÉM – PA
Maio de 2013
INTRODUÇÃO
Entende-se que o conhecimento é construído. Isso ocorre durante o dia-a-dia, através das experiências vividas, mas também é buscado a partir do momento no qual começam a surgir certas indagações sobre a existência e as relações entre os seres humanos e com a natureza. Ao viver em sociedade, os conhecimentos começaram a ser passados de geração em geração. Porém, quanto mais se sabe, mais perguntas aparecem, fazendo com o que o conhecimento esteja sempre em constante ampliação.
Sendo assim, as várias formas de conhecimento, tanto popular, quanto religiosa, filosófica ou científica, constituem um ramal de opções para entender o mundo de diversas maneiras. Entre essas formas de compreender os fenômenos, se encontra a ciência. Ela busca teorias e formulações gerais sobre todas essas indagações, mediante uma sistematização e o uso da razão, para assim, pensar e chegar a conclusões que estejam mais próximas do que é considerado verdadeiro.
A fim de se especializar e conhecer cada vez mais dos seus objetos de estudo, a ciência se divide em duas partes bastante abrangentes. Tanto a ciência formal, a qual é bastante racional e utiliza enunciados para a compreensão de situações lógicas, como a ciência factual, a qual baseia no fato/fenômeno construído pelo homem/natureza, produzem conhecimentos importantes e necessários para a melhor compreensão dos questionamentos vividos por todos os seres.
1. ANÁLISE DOS DIFERENTES MODELOS DE CONHECIMENTO
São vários os tipos de conhecimento existentes, os quais se relacionam na sociedade e representam diferentes formas de compreensão da realidade. Eles são