a ciencia e outras formas de conhecimento
Atividade
1. Segundo o autor existem certas atividades essenciais na cultura humana, que colocam grande ênfase no conhecimento, mas em efeitos que influem em outras áreas da nossa sensibilidade, como o caso típico da arte, e o caso notório do esporte. Segundo o autor defina esses dois casos, o típico que é a arte, e o notório que é o esporte.
R: No caso típico da arte, a arte é uma atividade que consiste em realizar certos projetos de nossa imaginação, os quais visam transmitir efeitos emocionais relacionados com a beleza. No outro caso notório que é o esporte, o esportista, embora precise de conhecimentos técnicos sobre a tarefa que executa, não visa transmitir nem organizar conhecimento nenhum. Ele só tenta realizar determinadas ações, as quais, neste caso, estão vinculadas a certo rendimento físico do corpo.
2. Lungarzo cita outras formas de conhecimento que são relevantes para a cultura contemporânea, e que, em outras etapas da história do homem, foram ainda mais influentes do que aquilo que hoje chamamos ciências. Cite quais são essas formas de conhecimento.
R: Uma forma especialmente famosa de conhecimento é o filosófico. Também, em certo sentido, existe uma forma de conhecimento religioso. Com efeito, ainda que muitas pessoas adotem um ponto de vista estritamente irracional no plano religioso, muitas outras acham que as experiências místicas constituem uma forma de conhecimento e podem, portanto, ser analisadas desse ponto de vista.
3. Segundo o autor o que a corrente positivista defendia?
R: Defendia que a ciência era a única forma racional de conhecimento. Tudo que não fosse científico era ou conhecimento ingênuo do senso comum ou então falso conhecimento, obscuro e incompreensível, disfarçado por uma linguagem aparentemente acadêmica.
4. De acordo com Lungarzo o que era a filosofia para os positivistas?
R: Para eles, a filosofia era apenas uma disciplina dedicada a estudar as afirmações