A cidade e as serras
“A Cidade e as Serras”- Eça De Queiroz
Caio César nº: 05
Daniel Cássio nº: 06
Jannely Pereira nº: 11
Matheus Campanelli nº: 23
Rodrigo Cesare nº: 30
Vinicius Coelho nº: 37
Sumário
Página 2- introdução;
Página 3- Biografia do autor;
Página 4- Resumo da obra;
Página 5- Resumo da obra/ Acontecimentos Históricos;
Página 6- Acontecimentos Históricos;
Página 7- Conclusão;
Página 8- Bibliografia.
Introdução
Apresentamos no trabalho o resumo da obra “A cidade e as serras” que foi o último romance do autor Eça de Queiroz, publicado em 1901. Eça faz uma comparação entre a grande e agitada cidade de Paris e a pacata cidadezinha de Tormes. Onde ele troca o mundo de tecnologias, repleto de comodidades por uma cidade primitiva do campo, sem conforto sendo um lugar natural. O principal personagem é Jacinto, e seu principal amigo e também narrador é José Fernandes.
O trabalho também retrata a vida e principais obras de Eça de Queiroz, além dos principais acontecimentos da época.
Eça nos faz refletir sobre onde será melhor viver, numa cidade movimentada, cheio de barulhos e empecilhos como Paris? Ou em uma cidade mais calma e com tranquilidade como Tormes?
Biografia
José Maria Eça de Queiroz nasceu em 25 de novembro de 1845 em uma cidade portuguesa chamada Povoa de Varzim e foi um grande romancista português do século XIX.
Foi aos 16 anos que estudou direito em Coimbra. Foi como escritor que apareceram seus primeiros trabalhos no Jornal Gazeta de Portugal. Foi no município de Leiria que trabalhou como administrador municipal. Trabalhou também como cônsul de Portugal na Inglaterra. Esta época foi uma das mais produtivas de sua carreira.
Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal.
Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como,