A cidade na historia
(clique na imagem para ampliá-la)
Construído sobre o rio Ebro, o Pavilhão Ponte possui três funções: entrada para a Exposição, passarela de pedestres e pavilhão de exposições. Foi concebido e projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, primeira mulher a ser reconhecida com o prêmio Pritzker de Arquitetura.
Esta construção possui um traçado ligeiramente curvilíneo que conecta com formas suaves e contínuas o eixo da avenida da Estação Intermodal com o espaço do Palácio de Congressos no recinto da Expo Zaragoza 2008, atravessando uma pequena ilha.
Desde o começo este foi o edifício com maior desafio construtivo de toda a Expo, pelas dificuldades que apresentava o processo construtivo e pelo fato de que teria que estar terminado em tempo recorde. Este é a única ponte habitada da Espanha e uma das poucas no mundo com esta característica. No seu interior se abriga a exposição “Água, recurso único”.
Com uma superfície total de 7.000 m² e um comprimento de 260 m, este monumental viaduto de pedestres possui uma forma orgânica, trançada, que simula um gladíolo que abre e fecha como os elementos da natureza.
Seu tamanho é variável de 15 a 30 metros de altura e de 8 a 30 metros de largura. O maior vão livre é de 185 m e a secção da ponte tem forma de diamante, sendo composto por quatro “casulos (pods)” que servem como elementos estruturais e recintos de exposição.
A base estrutural da ponte é o aço. Sua cobertura em forma de escamas sobrepostas é gerada por um padrão de placas solapadas, o que permite desenvolver um micro clima interno baseado no fluxo natural do ar. Assim, a envoltura do edifício desempenha um papel fundamental na relação com o entorno e a variabilidade atmosférica
(clique na imagem para ampliá-la)
O Pavilhão Ponte esta organizado em 4 elementos principais, ou "casulos" (pods), que funcionam tanto como elementos estruturais quanto espaciais. Seu desenho é resultado de um exame e investigação detalhada do