A Cidade Ideal
O projeto intitulado “A Cidade Ideal” feito por nós alunos, bem como somado aos conhecimentos e orientações essenciais transmitidas pelo professor, tem por objetivo o planejamento de uma cidade que fuja dos padrões atuais existentes, de forma a promover uma proposta inovadora que preserve o meio ambiente e atenda as necessidades da população, garantindo qualidade em todos os seus serviços oferecidos, tais como: saúde, educação,lazer, transporte, cultura, limpeza urbana, esporte, segurança, etc.
A cidade é toda personalizada, na busca de evitar uma produção repetitiva e massificada. O modelo urbano adotado foi o vertical e radial, pois:
Adapta-se à topografia irregular; - possibilita percursos mais diretos entre dois pontos.
Desenho e locação das vias e redes; - divisão das quadras em lotes.
Possui hierarquias diferenciadas, sendo que para o usuário tem objetivo de orientar seus percursos; para os técnicos esses objetivos são mais complexos: visam à economia de espaço viário, relacionada às características do tráfego, transporte coletivo e uso do solo. Possui um corpo central e um sistema radial cruzando o centro de modo que a cidade se expandisse de igual maneira para todos os lados, seguindo um mesmo raio e adquirindo uma fronteira circular. Unido a verticalização teríamos uma cidade com um menor perímetro urbano possível e bem planejada.
Dados do Projeto Cidade Ideal: Habitação:
Personalizada
Máximo de 500 mil hab.
150 p/unidade hab.
Área residencial
Quadras 100x100 20 quadras por segmento 600 edifícios por quadra 1200 edifícios por segmento 10 apart. Por pavimento 96 mil unidades verticais
Centro administrativo, sendo uma alta torre (marco referencial)com uma praça cívica no entorno. Praça+Centro Adm.=1km diâmetro.
Segmento = 1500x800 Área