A cidade de São Jõao del Rei
Dentre os inúmeros territórios mineiros no Brasil, destaca-se a interessante cidade de São João Del Rei, considerada a maior cidade setecentista do estado de Minas Gerais. Para conhecê-la e melhor entendê-la, serão tratados neste trabalho seus aspectos geográficos, urbanísticos e destacadas suas principais construções. A partir da análise destes aspectos, poderemos entrar em contato com um objetivo maior, que é procurar compreender a urbanização de uma cidade como um processo resultante da relação entre o espaço que se encontra, a sociedade que ali vive e o tempo.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS
A cidade de São João del Rei está localizada num grande vale, entre a Serra de São José (leste) e a Serra do Lenheiro (oeste), no Estado de Minas Gerais, região Sudeste do Brasil. Inserida na bacia do Rio Grande, possui o Rio das Mortes como principal entre os rios que banham a cidade, pois tem dimensões significativas e foi importante elemento estruturador da cidade. Além do Rio das Mortes, há outros rios notáveis na cidade, como: Rio Elvas, Rio Carandaí e Rio das Mortes Pequeno. A região possui clima tropical de altitude e sofre influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período do verão. Apresenta temperatura amena, entre 18°C e 22°C, e amplitude térmica anual entre 7°C e 9°C. No inverno, as geadas acontecem com certa freqüência em virtude da ação das frentes frias originadas da massa polar atlântica. São João Del Rei possui uma diversidade ecológica grandiosa, com uma biodiversidade representativa do bioma Mata Atlântica e Cerrado. No relevo, formado pelas serras do complexo da Mantiqueira, há vegetação de cerrado, com presença de campos limpos nas partes mais altas.
mapas interessantes: http://saojoaodelreitransparente.com.br/mapTexts/map05
A CONFIGURAÇÃO URBANA
São João del Rei constitui um município cuja ocupação iniciou-se a partir da busca pelo ouro em Minas Gerais no século XVII. Os primeiros