A CIDADE DE ELDORADO
INFORMAÇÕES GERAIS
Antiga lenda indígena da época da colonização das Américas que atraiu muitos aventureiros europeus. Falava-se de uma cidade que foi toda feita de ouro maciço, apesar de ter muitos outros tesouros. Acreditou-se que o Eldorado fosse em várias regiões do Novo Mundo: uns diziam estar onde atualmente é o Deserto de Sonora no México. Outros acreditavam ser na região das nascentes do Rio Amazonas, ou ainda em algum ponto da América Central ou do Planalto das Guianas, região entre a Venezuela, a Guiana e o norte do Brasil (Roraima).
O fato é que essas são apenas algumas suposições da possível localização do Eldorado, alimentadas durante a colonização do continente americano. Apesar da lenda, muito ouro e prata foram descobertos nas Américas, em territórios como o Alto Peru, Sudeste do Brasil (Minas Gerais) e nas regiões onde viviam as civilizações asteca, inca e maia.
O termo Eldorado significa “O (homem) dourado”; segundo a lenda, tamanha era a riqueza da cidadela, que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada. A LENDA DE MANOA DEL DORADO
Eldorado, Manoa ("lago") ou Manoa del Dorado é uma lenda que se iniciou nos anos 1530 com a história de um cacique ou sacerdote de uma tribo Colômbia, que se cobria com pó de ouro e mergulhava em um lago dos Andes. Inicialmente um homem dourado, índio dourado, ou rei dourado, foi depois fantasiado como um lugar, o reino ou cidade desse chefe lendário, riquíssimo em ouro.
Embora os artistas dessa tribo trabalhassem peças de ouro, nunca foram encontradas entre eles grandes minas, muito menos as cidades douradas sonhadas pelos conquistadores que pretendiam repetir a façanha de Francisco Pizarro no Peru. Tudo indica que esses indígenas colombianos obtinham o ouro por meio de trocas com indígenas de outras regiões ou extraindo ouro dos rios da região.
Sedentos por mais ouro, os conquistadores fizeram o mito migrar para leste, para