A Cidade das Mulheres, Marta Mega
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA
HISTÓRIA ANTIGA – CHF 188
PROFESSORA LOLITA GUIMARÃES GUERRA
DICENTES: AINA CARVALHO, ÂNILA FRATELIS, JAQUELINE VIEIRA, LELIANE MACHADO, MANOELA MARTINS
Espaço e Gênero: Vida Pública e Civil das Mulheres da Pólis na Atenas Clássica
Marta Mega Andrade possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), bem como Mestrado pela mesma (1994), Doutorado em História Social (2000) e pós-doutorado na área de Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 1997 é professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em História Social e também no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional. Com especialização na área da História Antiga grega, atua em pesquisas de História do Gênero e História social das mulheres; história comparada do pensamento político; política e sociedade no mundo grego antigo; historiografia e teoria da História. Mega é ainda autora de dois livros: A vida comum: Espaço, cotidiano e cidade na Atenas Clássica e A Cidade das mulheres: cidadania e alteridade feminina na Atenas Clássica, sendo que o último ganhou bastante reconhecimento dentro da academia.
A autora faz uma retomada de um antigo trabalho sobe um olhar ainda mais crítico e renovado, o que determina a origem do presente livro, Mega adapta sua antiga dissertação de mestrado fazendo nascer o que hoje é A Cidade das Mulheres.
Em A Cidade das mulheres: cidadania e alteridade feminina na Atenas Clássica, Marta Mega traz à tona como seu objeto de estudo a mulher e a alteridade feminina. A autora alega a ideia de desconstrução da mulher no âmbito doméstico, ou seja, excluída da esfera social e política, discuti também o imaginário do feminino e sua apropriação política no espaço do teatro ateniense, questionando o modelo tradicionalmente aceito e largamente criticado nos últimos anos, da pretensa