a cidade contemporanea
William McDonough é um designer americano.
Seus interesses e sua influência são reconhecidas mundialmente como líder em desenvolvimento sustentável.
McDonough é o principal fundador da William McDonough + Partners, co-fundador da McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC) com o químico alemão Michael Braungart, co-autor de Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things e The upcycle: Beyond Sustainability-Designing for abundance, também com Braungart.
Defende uma mensagem de que nós podemos projetar materiais, sistemas, empresas, produtos, edifícios e comunidades que melhoram continuamente ao longo do tempo.
Sua visão para um futuro de abundância para todos está ajudando as empresas e as comunidades a pensarem diferente, desta forma contribuindo para mudanças no mundo.
Projeto, ecologia, ética e a produção das coisas
O projeto manifesta a intenção humana:
As coisas que fazemos não devem apenas erguer-se do chão, mas retornar a ele, o solo voltar ao solo, a água voltar à água, de modo que todas as coisas recebidas da terra possam ser livremente restituídas sem causar dano a qualquer sistema vivo. Isso é ecologia. Isso é um bom projeto.
Escola feita a mão em Rudrapur, Bangladesh – Anna Heringer
Grande parte da arquitetura vernacular de Bangladesh utiliza terra e bambu como material de construção, no entanto, as técnicas de construção estão sujeitas a erros e muitos edifícios carecem de fundações e não são a prova de umidade. O projeto visa melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais, a fim de neutralizar a migração população permanente para as cidades. A principal estratégia do projeto é comunicar e desenvolver conhecimentos e competências no seio da população local, para que eles possam fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis. Técnicas de construção históricas são desenvolvidas e melhoradas e as habilidades repassadas para comerciantes locais, transformando em processo a imagem das técnicas de