a ciacia da biblioteca

517 palavras 3 páginas
A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

NO BRASIL A CIÊNCIA COM UMA INFRA-ESTRUTURA , AINDA INCIPIENTE DE ENSINO E PESQUISA, SEU APOIO INSTITUCIONAL ESTÁ EM FASE DE IMPLANTAÇÃO.
ELEMENTOS BÁSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CIENTIFICAS EM SUA INFRA-ESTRUTURA:
- INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA FORTES, BEM COMO DE APOIO AS ATIVIDADES DE PESQUISAS;
- RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS;
- CANAIS DE COMUNICAÇÃO E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO.

PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E O ESTABELECIMENTO DE SUA INFRA-ESTRUTURA NO BRASIL, FAZ-SE OBRIGATÓRIO ATENÇÃO AO INSTITUTO BRASILEIRO DE BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO – IBBD, (1954), HOJE INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IBICT.
NO BRASIL A COMUNIDADE DE PESQUISADORES DA CIÊNCIA DE INFORMAÇÃO SE CONGREGA UMA ASSOCIAÇÃO CIENTÍFICA, A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA.
- ANCIB. CRIADA EM JUNHO DE 1989, OBJETIVO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, O INTERCÂMBIO E A COOPERAÇÃO ENTRE SEUS ASSOCIADOS, A SISTEMATIZAÇÃO E A DIVULGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS GERADOS PELAS COMUNIDADES DE PESQUISADORES.

SISTEMAS E REDES DE INFORMAÇÃO

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
CONSISTE EM ENCONTRAR A INFORMAÇÃO DESEJADA EM UM ARMAZÉM DE INFORMAÇÃO OU BASE DE DADOS (MEADOWS, 1992). EMBORA POSSA TER CONOTAÇÃO MAIS AMPLA, NA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO A EXPRESSÃO TEM SIDO USADA PARA SIGNIFICAR BUSCA DE LITERATURA (LANCASTER E WARNER, 1993). A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONSISTE NA BUSCA DE UMA COLEÇÃO DE DOCUMENTOS PARA IDENTIFICAR AQUELES QUE SASTIFAZEM UMA DETERMINADA NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO.
TIPOS DE SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO:
- SÃO FORMADOS POR UM CONJUNTO DE COMPONENTES QUE PERMITEM ATINGIR O SEU OBJETIVO. ESSES COMPONENTES SÃO A TECNOLOGIA (HARDWARE, SOFTWARE E AS REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS, AS PESSOAS (USÚARIOS, INTERMEDIÁRIOS E PESSOAS ENVOLVIDAS NA CRIAÇÃO DO SISTEMA) – (ALLEN, 1996).

O

Relacionados

  • Geraçaõ y
    2258 palavras | 10 páginas