A China de Hoje
A República Popular da China é o país mais povoado do mundo e o terceiro maior em área, ocupando uma parte considerável da Ásia oriental. Graças à abertura a uma política de mercado de base socialista, a China é hoje a segunda potência comercial do mundo.
A China apresenta hoje os mais respeitáveis índices de desenvolvimento tecnológico, educacional, industrial e comercial. Pais de dimensões continentais e uma população superior a 1 bilhão e 300 mil habitantes com cultura milenar, constitui um mercado potencial para gerar grandes negócios, para onde hoje estão se voltando os interesses de grandes investidores do mercado mundial.
Localização, língua, população e cultura da China.
A china fica no extremo sul do continente asiático. Ela é “cortada” por 4 grandes rios que nascem no planalto do Tibete: o rio Amarelo, o rio Azul, o rio Branco e o rio Vermelho. Muita gente se fixou às margens desses rios: a terra muito fértil podia alimentar grande número de pessoas.
As cidades mais importantes da China foram crescendo na desembocadura desses rios. Pequim surgiu na desembocadura do rio Branco; Singan-fu cresceu na desembocadura do rio Vermelho. O clima da China é muito variado. O norte tem clima extremo. Esse clima é ideal para o cultivo dos cereais.
Já o sul da China tem clima invariável. Essa região é fértil que a do norte, porque tem muitos vales e rios, ideais para o cultivo de arroz e chá.
Escrita e idiomas: A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam ideias, objetos, sentimentos. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.
Religião: Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.
Culinária: Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos e temperos em sua