A charge como canal para mensagens utilizando o recurso linguístico da ironia.
Pratica de pesquisa
Herbet Pereira Duarte
TURMA 2011.1
Tema: A charge como canal para mensagens utilizando o recurso linguístico da ironia.
Problema: Por que há pouco uso deste recurso no ensino de base?
Hipóteses: Despreparo; desenteresse; Descrença.
As possibilidades a serem analisadas partem do despreparo dos profissionais da área de educação para utilizar esta ferramenta, que sendo aparentemente simples envolve um complexo esquema estrutural, do contrário, a mensagem, que seria o alvo do texto, se perde. Existe também o desenteresse das entidades e profissionais de educação, que se prendem ao tradicional esquecendo que na prática diária o aluno tem contato com a vida real, com seus erros gramáticais e suas charges. Alguns nem acreditam que seus alunos sejam capazes de entender um texto ironico com duplo sentido.
Objetivo: Este artigo pretende debater os motivos pelos quais a charge e a ironia são pouco utilizadas no ensino de base, visto que, a escola prepara o aluno para a vida e no cotidiano, este aluno irá encontrar muito deste estilo de linguagem. Ao sair para a escola o aluno encontra charges em outdoors. Ao assistir a programação da TV ele encontra charges. Ao ler um jornal ou revista também a encontrará. Em uma prova de concurso como o vestibular, certamente ela será usada. São muitas as oportunidades de observar este recurso e muita vez o aluno não consegui assimilar o conteúdo da mensagem por falta de intimidade com o assunto.
Justificativa: A charge é um instrumento com alto potêncial didático, que sendo corretamente usada pode beneficiar o estudante em diversas areas da vida, formando um cidadão com capacidade de julgar, criticar, reclamar, escolher, avaliar, argumentar e muito