A Cervicalgia Um Problema Que Afeta A Regi O Cervical
Quais os sintomas?
Além de a pessoa adquirir posição de defesa e modificar sua postura em função disto, ainda há alteração da musculatura da área, dor no pescoço que pode ser estender aos ombros e braços. O braço ligado ao local da cervicalgia pode apresentar também alteração de força, sensibilidade e também dormência, que pode ser contínua ou não.
Alguns fatores que podem ocasionar a dor cervical
Estresse, que causa a rigidez muscular;
Contratura e distensão muscular acidental;
Mau condicionamento físico;
Má postura;
Obesidade;
Fraqueza abdominal;
Envelhecimento;
Estenose;
Doença degenerativa discal (DDD);
Acidentes e lesões no pescoço, causados pelo chamado “chicote”, quando o pescoço é forçado para um lado e a força contrária o força para o outro.
Quando a pessoa nota que a dor cervical dura mais do que alguns dias, tem algum outro sintoma neurológico, como modificações na sensibilidade e/ou na força muscular, por exemplo, podem existir causas mais sérias, como: infecções na coluna, tumores, fraturas, compressões da medula espinhal ou outras.
Como pode ser o tratamento de cervicalgia?
O exame clínico e de imagens, como raios x, ressonância magnética, etc. e a história do paciente, devem ser avaliados para que seja determinado o tratamento.
Dependendo do estado do paciente, se existir comprometimento neurológico ou não, num primeiro momento, são indicados tratamentos conservadores.
Quando há necessidade de imobilização da cabeça, sob risco de lesões, principalmente em casos de traumas, um colar cervical é utilizado.
Ao serem descartadas lesões mais