A centralidade da familia no projeto de Deus
Podemos afirmar com toda clareza que a família é central no propósito eterno de Deus. Mas por que será que a família é central no projeto de Deus e na sociedade? Qual a importância da família para Deus e para o homem? Qual a nossa participação e responsabilidade nisso tudo?
Primeiramente a família é central no propósito de Deus simplesmente porque Deus quer uma família para si. Deus objetiva ter uma família! A família é tão importante que podemos perceber que Deus se revelou e se revela à humanidade em designações familiares, em valores e relação afetiva; fato comprovado pela importância da palavra Pai, Filho e irmãos na revelação bíblica. Portanto tudo na história de Deus e dos homens envolve família e a relação de família. A família é uma entidade divina, autorizada pelo próprio Deus a estender Sua autoridade sobre a Terra.
Também podemos verificar o valor da família por ter sido projetada para ser sinal do Reino de Deus e formação do discípulo integral. Servindo a família aprendemos a servir a Deus e a sociedade. Servindo a família aprendemos valores sólidos como cooperação, unidade, perdão, resolução de conflitos, aprendizado mútuo, serviço mútuo, completude, humildade, lealdade, fidelidade, transparência etc. Por mais que muitos se levantem contra Deus e ignorem ou neguem sua existência, não podem no entanto negar o valor da família. E a família é invenção de Deus. Ninguém hoje, por mais descrente que seja, pode negar ou ignorar a importância da família na formação do indivíduo como ser integral.
Família não é questão de religião, é questão de vida e vida do jeito de Deus. Todo ataque contra a família é uma afronta contra o próprio Deus, é desonra; e toda obra em favor da família é um serviço de adoração a Deus.
Sabemos que o evangelho é a resposta de Deus às necessidades mais íntimas do ser humano e o caminho de excelência de volta para o Pai. E o evangelho contém princípios muito claros para a família.