a celula
A célula é dividida em citoplasma e núcleo. No citoplasma existem certas estruturas especializadas, os organóides celulares, em meio a um material rico em proteínas e água. Citoplasma diferenciado é o constituído pelos organóides. Citoplasma indiferenciado é o constituído pela água e proteínas. Na célula animal. As estruturas principais e suas funções são as seguintes:
01 – Membrana plasmática ou plasmalema: envolvendo a célula, separada do meio ambiente. Auxilia na manutenção da integridade celular, é importante no sistema de troca de substâncias entre a célula e o meio. Não é visível na microscopia óptica, nem corável.
02 – Retículo endoplasmático rugoso ou ergastoplasma: constitui-se de uma série de canais entrecortando o citoplasma. Estes canais são orlados por formações arredondadas denominadas ribossomos. É no ergastoplasma que se realiza uma das mais importantes funções celulares: a síntese de proteínas.
03 – Complexo de Golgi ou retículo endoplasmático agranular: também de estrutura canalicular, às vezes se alarga, formando vesículas. Está relacionado com o armazenamento de certas substâncias de secreção celular.
O complexo de Golgi e o ergastoplasma têm uma estrutura semelhante, do tipo canalicular. Quando se quer fazer referência aos dois indistintamente, usa-se o termo reticulo endoplasmático (R.E.). Através de corantes especiais, podem ser vistos na microscopia óptica como condensações dos corantes, mas nunca com a estrutura canalicular ora descrita.
04 – Vacúolos: resultam das mais diversas origem. Geralmente são responsáveis por funções digestivas no ambiente celular. Possuem várias denominações, conforme sua origem: vacúolo digestivo, fagossomo, lisossomo, vacúolo excretor e outras.
05 – Centrossomo ou centríolo ou centrocélulas: estrutura tubular geralmente dupla. Tem funções relacionadas com a duplicação celular e formação de estruturas especializadas de locomoção celular, como