A casa
PROFESSOR TERROR
Português para INSS
(questões comentadas)
Aula 05
Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual.
(+ 2 provas comentadas na íntegra)
Olá, pessoal!
Esta semana foi um pouco conturbada, pois havia muitos alunos no fórum de outros cursos, o que me impossibilitou ser mais ágil nas respostas de vocês, ok! Por isso, peço a compreensão se minhas respostas não estiverem sendo rápidas.
Quanto ao assunto interpretação de texto, vamos observar que a banca
Fundação Carlos Chagas trabalha a interpretação de uma forma bem clara.
As questões da Fundação Carlos Chagas têm uma tendência: elas podem ser localizadas (voltadas só para um determinado trecho do texto) ou referirse ao conjunto, às ideias gerais do texto. No primeiro caso, leia não apenas o trecho (às vezes uma linha) referido, mas todo o parágrafo em que ele se situa. Lembre-se: quanto mais você ler, mais entenderá o texto. Tudo é uma questão de costume, e você vai acostumar-se a agir dessa forma.
Lembre-se, ainda, de que a banca examinadora não pede a “sua opinião”, mas a “interpretação” da opinião do autor.
Está previsto, também, a tipologia textual. Assim, vamos a um resumo do que seja isso e em seguida partiremos para as questões.
TIPOLOGIA TEXTUAL
Descrição: marcada por forte adjetivação que leva o leitor a visualizar o ser descrito, tem por base o objeto, a coisa, a pessoa; mostra detalhes, que podem ser físicos, morais, emocionais, espirituais:
“Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar, nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.”
(José de Alencar, Iracema)
Injuntivo: também chamado prescritivo, é aquele por meio do qual se tenta convencer o receptor (quem ouve) a atender a vontade do emissor (quem fala). Visa convencer o ouvinte a