a casa perfeita
O conteúdo das cidades, que remetem às formas físicas, pode ser adequadamente classificado em 5 tipos de elementos: vias, limites, bairros, pontos nodais e marcos.
Tópicos:
1- Vias – são canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove de modo habitual, ocasional ou potencial. Podem ser ruas, alamedas, linhas de trânsito, canais, ferrovias. Para muitas pessoas, são estes elementos predominantes em sua imagem.
2- Limites - são elementos lineares não usados ou entendidos como vias pelo observador, são fronteiras entre duas faces, quebras de continuidade lineares: praias, margens de rios, lagos, etc., cortes de ferrovias, construções, muros e paredes. São referências laterais, mais que eixos coordenados.
3- Bairros – são regiões médias ou grandes de uma cidade, concebidos como dotados de extensão bidimensional. O observador neles penetra mentalmente, e eles são reconhecíveis por possuírem características comuns que os identificam. Sempre identificáveis a partir do lado interno, são também usados como referência externa quando vistos de fora.
4-Cruzamentos- são pontos locais estratégicos de uma cidade através das quais observador nela pode entrar e constituis intensivos focos para quais e dos quais si deslocam .
5-Pontos marcantes – estes são outros tipos de referencia, mas neste caso o observador não esta dentro deles, pois são externas. São representados por um objetivo físico, definido por um modo simples, edifico sinal, loja ou montanha. Podem situar-se dentro da cidade ou uma tal distancia que desempenha a função constante de símbolo de direção.
As vias constitui os elementos predominantes embora sua importância variasse como grau de conhecimento de cidade, toda a imagem de uma cidade se torna difícil se as ruas de maior importância são dificilmente identificáveis ou facilmente confundíveis. E uma necessidade logica que as ruas uma vez