A casa da dona aranha
6 I .EDU I Terça-feira, 6 de Maio de 2014
●
Universidades de São Paulo oferecem ao menos 24,7 mil vagas na seleção realizada agora
15mil
vagas abertas agora são em instituições públicas, como Unesp e Fatecs
55%
foi o aumento de vagas em Fatecs oferecidas no meiodo ano desde 2009
Victor Vieira
Guilherme Soares Dias
ESPECIAL PARA O ESTADO
Outubro, novembro e dezembrosãomeses clássicos devestibular, mas isso não significa queosestudantesprecisamesperaraté ofimdo anoparatentar o ingresso no ensino superior. Apenas no Estado de São
Paulo,jáestãoabertaspelomenos 24,7 mil vagas presenciais nos processos seletivos de inverno, como os da Universidade Estadual Paulista (Unesp), das Faculdades de Tecnologia
(Fatecs)e de oito importantes instituições particulares.
Weverton Bezerra, de 18 anos, é um dos que pretendem começar a faculdade em agosto. Apesar de jovem, ele já tem experiência no assunto. Tentou o vestibular de inverno como treineiro, em 2012, ainda no 2.º ano do ensino médio, e também no ano passado, já paravaler.“Alémdeconhecimento, vestibular é maturidade.
Agora será melhor porque já sei como funciona”, diz Bezerra,candidatoaocursodeEngenharia Mecânica na Unesp, única das estaduais paulistas que tem processo seletivo para o segundo semestre.
Na opinião de Bezerra, que já fez a prova da Unesp no meio e no fim do ano, não há diferençanoníveldedificuldade entre as duas edições. O que muda é o clima para fazer o exame. Por um lado, os ânimos estão menos acirrados do que nos exames de verão, quando há mais inscritos. Por outro, os estudantes têm mais pressa de chegar à sala de aula.
“Se passar, eu me matriculo.
Não vou fazer mais seis meses de cursinho”, afirma. “É claro que muitos têm a universidade dos sonhos, mas a pessoa deve levar em conta suas condições de passar.”
Instituições mais prestigiadas, como a Universidade de
São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de