A Cartomante
Personagens:
Camilo: Funcionário Público, 26 anos. Era ingênuo na vida moral e prática, um amigo, um amigo falso e traidor e um moço bastante descrente.
Vilela: 29 anos, com um porte grave que fazia-o parecer mais velho, um bom marido, amigo, advogado e um pouco ingênuo.
Rita: Mulher de Vilela e adúltera, dama formosa e tonta, boca fina e interrogativa, tinha 30 anos.
Cartomante: Personagem crucial na história. Uma mulher de quarenta anos, morena e magra com olhos sonsos e agudos.
Característica principal do Conto: Adultério
Enredo:
A cartomante é a história de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um Triangulo amoroso. Camilo e Vilela eram amigos de infância que depois longos anos de distâncias, reencontram-se. Rita é casada com Vilela, porém acaba se apaixonando com o Camilo. Rita tinha hábito de consultar as Cartomantes na esperança que elas pudessem resolver suas angústias e preocupações, porém, seu amante Camilo nunca acreditou no poder de adivinhações e sempre desencorajou Rita de ir consultar-se com tais. Mas quando Camilo desconfia de que Vilela sabe do caso entre os dois, decide recorrer a cartomante em busca de auxílio. Esta lhe dá falsas informações e o acaba iludindo, levando Camilo a ser morto por seu Amigo Vilela.
Estrutura
A história se passa por volta de 1869, em vários ambientes diferentes, dentre eles:
A casa da Cartomante, lugar sujo, com um beco escuro e assustador, pelo menos para Camilo.
Casa de Vilela e o caminho até a casa de Vilela, uma rua vazia, silenciosa, calma e escura. A poucos detalhes no ambiente, mas tende-se a criar um suspense na história.
O problema
Rita comete adultério, traindo o marido com Camilo, o melhor amigo dele. Então Rita vai até a Cartomante para que ajude a resolver suas angústias.
Clímax
O clímax acontece quando Camilo recebe um bilhete de Vilela, que ele vá urgentemente até sua casa. Apreensivo, Camilo