A Carreira Profissional
Introdução
Desenvolvimento
• Influências vocacionais posteriores
A família é um fator que influencia bastante no decorrer das escolhas profissionais e pode influenciar de duas formas . Primeiro porque podem proporcionar-lhes vários tipos de oportunidades. Segundo porque influenciam ao nível da socialização ou seja , os filhos que tem uma boa relação com os mais sofrem mais influências.
Os mais que tem trabalhos que requerem mais esforço e obediência tem tendência a transmitir esses mesmos valores aos seus filhos
Os pais que tem trabalhos por conta própria tendem a transmitir valores relacionados com a iniciativa e a interdependência.
Ajustar os interesses vocacionais ao local de trabalho •
•
•
O trabalho escolhido tem de estar de acordo com as capacidades e as habilidades de cada um, por exemplo , as profissões de cariz religioso normalmente atraem o tipo de pessoas que ocupam cargos mais altos na sociedade. No entanto o facto de se escolher o trabalho de acordo com as habilidades de cada um é relativo pois ao longo da vida a pessoa pode vir a descobrir novas habilidades e isso pode fazer com que a pessoa pondere a mudança de emprego.
Quando uma pessoa já se estabeleceu num trabalho tem de saber adaptar-se e estabelecer se da melhor forma para que consiga tirar o maior proveito do seu trabalho Os aspetos mais importantes para os trabalhadores de hoje em dia são:
-contacto físico do trabalho
- relações humanas com colegas e patrões
-qualidades próprias do trabalho
Sistema nervoso relacionado com o trabalho
•
Atualmente é muito raro um individuo exercer a mesma profissão durante uma vida inteira isto porque muitas vezes acaba por ser substituído pelas novas tecnologias .
Nos princípios do século XX a média da vida profissional ativa era até aos 21 anos o que contribuía para que os cidadãos exercessem a mesma profissão durante toda uma vida , atualmente como a reforma é cada vez mais tardia a pessoa pode ficar cansada de exercer