A Carne
Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de História – Câmpus de Assis
Curso de Graduação em História (Licenciatura)
Disciplina: História da Filosofia
Resumo: A Carne
Aluna: Juliana P. Lopes
RESUMO DO ARTIGO: RIBEIRO, Júlio. A Carne. São Paulo: Editora Três; 1972.
O doutor Lopes Matoso perdera os pais cedo, aos dezoito anos, ficando como tutor um amigo da família, o coronel Barbosa. Este o incentivou a continuar os estudos, Lopes Matoso se formou em direito. Ao se formar, o coronel lhe passou a herança da família, herdou uma fortuna.
- O coronel o aconselhou: Está rico, formado, tem um bonito futuro. Agora é tratar de se casar, formar sua família e galgar posição.
Lopes Matoso seguiu seu conselho, casou-se com uma prima de quem sempre gostou, viveram por quase três anos, ela faleceu no parto, deixando-lhe uma filha, a qual chamara Helena ou Lenita.
Com o acontecimento que muito lhe abalou, apesar de ser homem forte, resolveu mudar-se para chácara que possuía perto da cidade. Afastou-se da vida social, cercou-se de bons livros e cuidou da filha, na qual também foi criada pela ama.
Lopes Matoso, homem de conhecimento que tivera em diversas ciências, usou para educar e formar sua filha Lenita. Aos quatorze anos de Lenita, Lopes Matoso entendera que precisava retornar à cidade, pois a adolescente estava formada e cheia de instrução. Com isso Lenita desenvolvera ainda mais intelectualmente, tudo aprendia com muita facilidade, dominava várias línguas.
O pai Lopes Matoso, era surpreendido por vários pedidos de casamento para a filha, ela despertara interesse em bacharéis formados, mas ela os despistava-os, não queria se casar, talvez algum dia.
Lenita com vinte dois anos de idade perdera o pai, morreu de congestão pulmonar. A moça quase enlouqueceu de dor, ficando dias trancada no quarto, sem receber visitas, mas depois reagiu, tomou direção nos