A Carimbagem
A Carimbagem é um processo de impressão que é utilizado desde à muitos anos. Nomeadamente desde o tempo dos reis, na qual havia o selo vermelho, que era feito através de uma vela derretida e depois colocava-se o carimbo por cima para ficar o desenho pretendido. Esta técnica é a mais rudimentar de todas, por ser um processo simples de ser feito e o facto de os materiais a serem utilizados serem os mais comuns e básicos, no caso da carimbagem como técnica de impressão nas escolas.
A carimbagem pode ser também um processo de estampagem de um carimbo oficial, como sinal de pertença a algo ou substituído como autorização. Nomeadamente em documentos oficiais, em livros nas bibliotecas, receitas, etc. De uma forma mais simples o processo da carimbagem consiste em pegar numa matriz em relevo o chamado (carimbo) onde se humedece na tinta, e aplicado no suporte a nossa escolha, geralmente é no papel.
A técnica de carimbagem elaborada nomeadamente nas escolas, é realizada através de objectos simples e criativos como desenhar formas geométricas em legumes, utilização da impressão digital (mãos e dedos), rolhas, objectos com diversas texturas. E é utilizada tinta, normalmente o guache, para colorir as formas desenhadas nos objectos e que serão impressas no papel ou tela. Essa é a técnica mais utilizada juntos da comunidade educativa, mais especificamente os alunos. Porque permite uma fácil aprendizagem da técnica, fazendo com que o aluno realize um trabalho onde esta envolvido a imaginação e a criatividade, desenvolvendo assim estas áreas tão importantes no seu desenvolvimento. Tal como a própria perceção tátil dos materiais , e o próprio exercício de pegar nos objetos de uma determinada maneira e exercer a correta pressão de forma a carimbar o pretendido.
Hoje em dia a técnica da carimbagem continua a ser muito utilizada, fora da comunidade educativa, pois todas as empresas têm um carimbo com o seu logótipo, onde carimbam documentos oficiais.