A capoeira na educação inclusiva
Aldiberto Pereira Correa
Profº Jorge Luiz Bueguer
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Geografia ( HID 0175)
02/02/12
RESUMO
A capoeira está também com o movimento corporal, com a música, a improvisação, a arte, a dança, a liberdade, a luta de classes, enfim numa roda de capoeira, ou outra atividade inerente a sua prática, encontra-se todos esses elementos que, certamente fazem parte do cotidiano de cada um, que se forem explorados de maneira afetiva e coerente, contribuirão, obviamente, para a instrução e a educação das nossas crianças, dos nossos adolescente e adultos. No país cheio de novos contrates a capoeira na educação inclusiva, possa ser uma nova concepção de educar e uma nova visão sobre a capoeira no contexto escolar.
Palavras-chave: Capoeira; Educação inclusiva; Escolar
1 INTRODUÇÃO
A capoeira, na integração escolar, é um movimento forte e decisivo nas novas conquistas da educação inclusiva nada era, porém não satisfazia as premissas dos direitos das pessoas com necessidades especiais, pois nada era modificado na sociedade, nem suas estruturas, seus métodos e, principalmente, seu preconceito, pois ainda acreditava – se na permanência do método de ensinar em sala de aula.
O ensino de capoeira representa uma oportunidade, para a integração entre diferentes componentes curriculares como a história, educação geografia, educação física. Ciente de vivemos, em uma cultura de conhecimentos procuramos apresentar ensaio do entendimento de uma metodologia didático – pedagógica, principalmente nas práticas com as escolas e relacionamentos com organizações não governamentais ONGs.
Para compreender os conflitos desta relação, precisamos lembramos que a capoeira foi marcada, por contradições que ao longo dos tempos a sociedade, julgava a mesma vendo como preconceituosa que refletem a capoeira como um novo caminho pra educação inclusiva. É necessário percebermos