A capacidade da administração
A evolução da Administração
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A Teoria da Administração surgiu na França em 1916 a Teoria Clássica da Administração. Diferente da Administração Cientifica que dava ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica representa a eficiência como principal característica que uma empresa deveria possuir. Henri Fayol, o fundador da Teoria Clássica era Frances, e partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa para concretizar sua Teoria. Os autores clássicos pretendiam criar uma teoria da administração baseando -se na divisão de trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha de staff. A teoria clássica visava o tratamento da organização como uma estrutura, ela pouco avançou em termo desta. Para Fayol a empresa e estática e limitada que abrange o estabelecimento da estrutura e da forma de sua organização. Um exemplo importante para a Teoria Clássica, considerado por vários administradores como um modelo de comportamento, era a organização militar, pois ela trouxe a preocupação com a estrutura e com a forma da organização sobre a administração que marcava a essência da Teoria Clássica.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1.1 A Abordagem clássica da administração
No início do século XX, dois engenheiro desenvolvem os primeiros trabalhos a respeito da administração:
Taylor (americano):que desenvolveu a chamada Escola da Administração Cientifica, cujo foco principal estava em aumento a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
Fayol (europeu):que desenvolveu a chamada Teoria Clássica, cujo foco principal era o de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.
2.1.1-Origens da Abordagem Clássica
A Abordagem clássica da