a cal
A CAL
HISTÓRIA DA CAL
Ninguém sabe ao certo quando os humanos descobriram a cal. Talvez os antigos ocupantes da Terra tenham utilizado a pedra de calcário para proteger as fogueiras. O fogo aqueceu as rochas, criando a primeira cal calcinada. Depois, choveu e a cal extinguiu-se até se tornar hidróxido de cálcio, que, por sua vez, reagiu com as cinzas e areia ao redor da fogueira, criando a primeira argamassa da antiguidade. A existência de fundações de cal na Turquia oriental demonstra que ela já era utilizada há 14.000 anos. Num período ainda mais remoto, as cavernas de Lascaux, na França, exibem afrescos com pigmentos de óxido de ferro naturais, aplicados a paredes úmidas das cavernas com alto teor de cálcio (calcário), que remontam até 16.000 anos. DATAS IMPORTANTES DA UTILIZAÇÃO DA CAL
C. 7500 A.C.
Os povos antigos que viveram na região que hoje é a Jordânia faziam gesso a partir de cal e calcário quebrado não aquecido para cobrir paredes, pisos e lareiras nos lares.
C. 3000 A. C.
Os egípcios curtiam peles com cal e utilizaram calcário para construir uma das maravilhas do mundo: a Pirâmide de Quéops, com 137 metros de altura.
C. 2800 A.C – C. 1000 D.C.
Os celtas utilizavam cal para fertilizar os campos. Cores de cal demonstradas nos afrescos gregos.
C. 500 A. C.
Para construir a Grande Muralha de 2.500 km, os chineses estabilizaram o solo com cal e utilizaram argamassas de cal para manter as pedras unidas.
C. 753 A. C – 535 D.C.
Afrescos romanos continham cores de cal, tal como os edifícios. As mulheres pintavam seus cabelos de vermelho claro com cal viva.
C.400 D.C. – C. 1100 D.C.
Os alquimistas descobriram as propriedades cáusticas da cal e criaram um sabão com base em cinza de madeira. O logotipo da Lhoist lembra o símbolo alquímico da cal.
C. 1300 D.C. – C. 1800 D.C.
A cal foi amplamente utilizada em toda a Europa como gesso e pintura decorativa, além de ser