a CAL
A cal também é usada para melhorar a funcionalidade e características do solo para a construção de estradas, aumentando substancialmente a sua estabilidade, impermeabilidade e capacidade de suporte.
Na produção de açúcar e de álcool, é adicionado para elevar o pH e reagir com as impurezas insolúveis de cálcio para formar compostos orgânicos que podem ser removidos. Serve também para clarificar o caldo da cana.
Na agricultura a cal tem um papel importante, para neutralizar os terrenos ácidos e melhorar as propriedades físicas do solo, tornando-os próprios para o reflorestamento, e melhora o crescimento e produtividade de outras culturas, sendo também um importante micronutriente. Tem muitas outras aplicações no meio rural, incluindo protecção contra parasitas e doenças em áreas de criação de frangos.
No ambiente, a cal é um elemento básico no tratamento de águas residuais, nas águas potáveis para abastecimento público e estabilização das lamas residuais, de modo a neutralizar os ácidos, ajustar o PH e modificação das características das lamas resultantes do tratamento, entre outras funções.
Nos gases de combustão, na queima de resíduos domésticos e poluentes industriais a cal é um valioso agente dessulfurante , na remoção do dióxido de enxofre, fluoreto e cloreto, óxidos de azoto, poeiras e metais pesados, evitando que estes possam ir para a atmosfera.
Na siderurgia a cal é o elemento purificador do ferro e do aço, necessário para formar a escória, na remoção da sílica e outras impurezas, também necessária na parte dessulfuração de ferro gusa e para redução dos teores de enxofre e fósforo.
Na produção do papel e celulose é