A cadeia produtiva do leite
Nome: Juliana Tamy Arita
Data : 29/01/2013
RESENHA
A maioria dos autores citados no trabalho abordou as mudanças ocorridas a partir dos anos 90, percebendo-se assim a mudança no lócus do mercado do leite, ou seja, uma mudança que passa de local/região para o âmbito nacional devido propagação do leite longa vida. A mudança no cenário da indústria de laticínios faz com que as pequenas empresas sejam prejudicadas pelas grandes industrias, sendo até expulsas do mercado.
Para realização do estudo foram utilizadas as empresas Mimi e Promilk da região sul do país foram abordadas vários aspectos para uma analise mais aprofundada como produção agropecuária, transporte e beneficiamento, o mercado varejista e mercado consumidor.
O resultado obtido pela pesquisa mostra que para os produtores de leite, a marca não é o principal fator da preocupação com a consolidação da marca no mercado, a falta de incentivos e subsídios para os produtores afeta diretamente na cadeia produtiva do leite, e também no marketing do produto.
A pratica da retirada do leite e comercialização ainda é feita como forma de agricultura familiar (pequenos produtores), ou seja, é passada de pai para filho e conseqüentemente junto com esses ensinamentos, se propaga também tabus como a grande importância sobre o preço do produto e acaba deixando de lado a marca do produto que é uma ponte entre o consumidor e o produtor, onde você passa aos consumidores segurança sobre o produto, qualidade entre outros fatores