a cabana
Estudos Teóricos e Práticos e as Fundamentações
Técnicas e Táticas da Modalidade
2
1. OBJETIVO
• Conhecer e analisar os fundamentos técnicos e táticos da modalidade, abordando também a fisiologia geral da modalidade.
2. CONTEÚDOS
• Fundamentos técnicos da modalidade – passes, dribles, bandejas e arremessos.
• Introdução aos sistemas táticos defensivos e ofensivos.
• Introdução às regras oficiais do basquetebol.
3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE
Antes de iniciar o estudo desta unidade, é importante que você leia as orientações a seguir:
50
© Basquetebol
1) Durante a leitura desta unidade, procure atentar para as principais características dos diferentes tipos de defesas, os sistemas ofensivos e suas principais peculiaridades e diferenças, bem como para as principais regras que norteiam o funcionamento de uma partida de basquetebol.
Assim, posteriormente, você terá uma melhor compreensão dos processos relacionados à fisiologia técnica e tática da modalidade em questão.
2) Não deixe de responder aos questionamentos propostos no final desta unidade, pois eles serão valiosos para estimular sua reflexão.
4. INTRODUÇÃO À UNIDADE
Nesta unidade, examinaremos os estudos teóricos e práticos e as fundamentações técnicas e táticas da modalidade, abordando os sistemas de jogo, as marcações por zona e individual, as posições dos jogadores (no que tange às suas funções técnicas e táticas em quadra) e os fundamentos básicos do basquetebol.
5. SISTEMAS DE JOGO
Durante o processo de desenvolvimento e a evolução do basquetebol, surgiram variados sistemas e manobras ofensivas, que objetivam a marcação de pontos, manobras que enfatizam a velocidade e os lançamentos, e outras que se ocupam com o controle da bola.
Existem dois tipos clássicos de defesa. Um deles baseia-se na marcação por zona; o outro, na marcação jogador a jogador, conhecida como individual.
Na marcação por zona, cada jogador é designado para