A Busca Interminável Ao CORPO IDEAL
A busca interminável ao CORPO IDEAL.
MAS SERÁ QUE EXISTE UM CORPO IDEAL?
Fashion Rio, São Paulo Fashion Week e agora o carnaval. O que esses eventos têm em comum? Seja nas passarelas da moda ou do samba, o que se vê são mulheres e homens mostrando corpos e rostos considerados perfeitos para o que convencionalmente a sociedade aprecia como beleza. Diante do culto ao belo, as pessoas buscam incansavelmente a perfeição. Prova disso, são os números de cirurgias plásticas feitas só no Brasil. São cerca de 620 mil anualmente. O que corresponde a mais de 1.600 cirurgias plásticas feitas por dia. Colocando o Brasil em segundo lugar no ranking de países que mais fazem plásticas no mundo. Para mercado de cosméticos não há crise. Só em 2009, o setor faturou cerca de 24 bilhões de reais.
Buscar um modelo quase inatingível de beleza pode ser frustrante para a maioria das pessoas, mas não é apenas a auto-estima que está prejudicada, a saúde física e mental também corre sérios riscos. “A ansiedade para alcançar a tal beleza é tão grande que pode se tornar depressão. Isso gera um isolamento prejudicial aos relacionamentos pessoais e profissionais”, alerta a médica.
Doenças relacionadas ao transtorno dismórfico corporal
Transtorno alimentares (anorexia; drunkorexia; bulimia) e a vigoxeria são doenças relacionadas ao transtorno Dismórfico Corporal.
Vigorexia; mais comum em homens, se caracteriza por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia malando e ainda assim se consideram fracos, magros e até esqueléticos. Uma das observações psicológicas desses pacientes é que têm vergonha do próprio corpo, recorrendo