A Busca Do Sagrado
Cultura Religiosa
Análise do texto: “A busca do Sagrado”
GRAVATAÍ
2014
A busca do Sagrado
1. O homem possui a necessidade de um Deus com o objetivo de almejar a vida eterna, busca respostas para sua existência, investiga suas origens, quer o encontro com o amor, busca o respeito e a sua valorização pessoal e uma solução para seus problemas, bem como um conforto para seus temores, deste modo interessa ao ser humano encontrar uma religião como forma de proteção, e consequentemente a eternidade de sua alma. O individuo quando procura o bem estar espiritual busca a vida feliz, tranquilidade e a verdade de sua existência, um real sentido para vida.
2. Na procura ansiosa o homem acaba se iludindo com ofertas que oferecem soluções rápidas, isto quando os “alimentos espirituais” se tornam apenas mercado espiritual, as pessoas estão interessadas, exclusivamente, no dinheiro, na venda fascinante de soluções. As ofertas oferecidas são inúmeras desde magos, videntes, bruxos, sacerdotisas, tarólogos, astrólogos, gurus entre outros, seduzindo e atraindo todos com o seu brilhantismo. Esse mercado “espiritual” almeja o enriquecimento próprio, através das pessoas que estão em busca para solução das suas respostas internas, se tornam exploradores das pessoas que buscam alimentos espirituais. Fazendo com que tenhamos que aprender a distinguir o comércio e a fé, para obtermos o nivelamento entre a espiritualidade e o mercado da “fé”, das “soluções”.
3.1 Um dos pontos, relevantes, para destaque seria o mercado espiritual. Onde pessoas buscam as soluções para seus anseios da vida nas inúmeras ofertas de pessoas que apenas exploram a bondade e a inocência de outros. vemos um numero crescente de oportunistas, que veem a fragilidade das pessoas na busca pela salvação, cura, e exploram, enganam através de suas praticas. A relação de dinheiro e religiosidade, crença vem há muito, como no filme em que assistimos sobre Lutero, vemos as