A BUROCRACIA É NECESSÁRIA
Julio Cesar de J. Pereira ⃰
Resumo
O presente artigo aborda um entendimento sobre a Burocracia, as distorções que existe sobre a sua funcionalidade nas organizações e especificamente nas universidades públicas. O trabalho tem como foco na gestão nas Universidades Federais de Ensino Superior do Rio de Janeiro. A metodologia adotada consiste de pesquisa bibliográfica, artigos, e atualmente com material disponibilizado na Internet.
Palavras-chaves: Burocracia, Distorções, Funcionalidade, Universidades Públicas
1. Introdução
A burocracia, inicialmente sistematizada por Weber (1985) como forma de dominação, baseia-se no conhecimento técnico, que lhe confere caráter racional e a transforma num instrumento capaz de assegurar alta eficiência administrativa.
Quando se fala em burocracia, a maioria das pessoas imagina imediatamente o excesso de papéis. Isto realmente é apontado pelos especialistas como um dos principais problemas. Porém, além da "papelada", os consultores empresariais apontam outras disfunções que realmente se destacam a ponto de colocar em risco o bom desempenho de qualquer empresa: o exagero quanto à aplicação de regulamentos como um dos principais, o conflito entre as regras formais e informais, a resistência às mudanças, a impessoalidade nos relacionamentos entre funcionários de posições hierárquicas diferentes e de mesmas funções, o atrito entre a empresa ou seus funcionários com clientes ou o público, a posição hierárquica como fator influente nas tomadas de decisões e a exibição exacerbada de sinais de autoridade.
A exibição de sinais de autoridade se caracteriza pela ênfase na hierarquia. Isto facilita a identificação de pessoas com mais poder, seja através do uso de uniformes, da ocupação de salas e outras formas de distinção dos funcionários na escala de poderes. Assim indagamos e refletiremos