A burocracia segundo max weber
Conceito de Burocracia:
Burocracia é o aparato administrativo que corresponde à dominação legal e, tem seu fundamento nas Leis e na ordem legal. A posição dos funcionários e suas relações com o governante, os governados e seus próprios colegas burocratas, são estritamente defendidas por regras impessoais e escritas, que delineiam de forma racional a hierarquia do aparato administrativo, os direitos e deveres inerentes a cada posição, os métodos de recrutamento e seleção, etc.
Teoria da Burocracia:
Desenvolveu-se da administração em meados dos anos 40, em função de:
A fragilidade e parcialidade das teorias clássicas e das relações humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas não possibilitam a abordagem global, integrada e envolvente, dos problemas organizacionais. Ambas revelam pontos de vistas extremistas e incompletos sobre a organização.
Tornou-se necessário uma organização racional, capaz de organizar todos os processos e pessoas envolvidas. Era necessário não somente nas fábricas ou empresas, mas em todas as organizações humanas. O crescente tamanho e a complexibilidade das empresas começou a exigir modelos organizacionais bem definidos.
A partir da descoberta de Weber, um homem pode ser pago para agir e se comportar de maneira préestabelecida, que deve ser aplicada com exatidão, e em hipótese alguma deixar que suas emoções interfiram no seu desempenho.
Origens da Burocracia:
Weber notou que o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna, constituíam três formas de racionalidade que surgiram à partir de mudanças religiosas ocorridas inicialmente em países protestantes e não em países católicos.
As semelhanças entre o protestantismo e o comportamento capitalista são impressionantes, portanto essas três formas de racionalidade se apoiaram nas mudanças religiosas.
Autoridade legal, racional e burocrática:
Autoridade, é a probabilidade de que um comando, ou uma ordem