A Brinquedoteca no Desenvolvimento Psicossocial da Criança e na Aprendizagem
Licenciatura em Pedagogia
A Brinquedoteca no Desenvolvimento Psicossocial da Criança e na Aprendizagem
Jisleide da Cruz Nascimento – RA 511100270
Luciana Sales de Oliveira – RA 511100119
Márcia Maria Motta de Lima – RA 511100467
Marionice Fagundes – RA 511100120
Natalia Houck Rossi Anjos – RA 511100201 Vânia Aparecida de Barros - RA 511200003
Orientadora: Profa. Rejane Zenebre de Brito
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo a brinquedoteca no desenvolvimento psicossocial da criança e no aprendizado através do brincar, proporcionando condições adequadas no desenvolvimento motor, físico, emocional, social e cognitivo. Através da brincadeira a criança constrói a realidade capacitando sua imaginação de criar e recriar lidando com a diversidade que lhes são oferecidas. A criança brincando enfrenta situações vividas em seu cotidiano, por isso a brinquedoteca é um espaço importante que propicia o brincar, nas escolas e no âmbito que se desenvolve a educação infantil, organizando o seu mundo em momentos significativos para uma infância prazerosa e feliz. Na brinquedoteca é que resgatamos a real função das brincadeiras, sempre ampliando e enriquecendo as ações lúdicas, onde ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando para seu desenvolvimento integral.
Palavras-chave: Brinquedoteca, Brincar, Desenvolvimento, Aprendizagem, Lúdico.
INTRODUÇÃO
Este artigo aborda sobre a Importância da Brinquedoteca no Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil. Enfatizando o campo pedagógico sobre recursos didáticos especialmente nos jogos, brinquedos e brincadeiras.
A criança tendo um ambiente significativo, para usar a imaginação e fantasias com brincadeiras, sente-se livres para brincar, para se expressar interagir e até mesmo inventar brincadeiras. Com o desenvolvimento harmonioso da criança o educador deverá interagir com o lúdico através dos recursos pedagógicos