A BRINCADEIRA NA EDUCA O INFANTIL
Tema: Amarelinha
Público Alvo: Crianças entre 5 e 6 anos
Justificativa: Visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
Objetivos: Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de brincadeiras antigas, atividades lúdicas interativas e de vivência. Objetivos Específicos: Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de: Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
Conteúdos: Dá para pular amarelinha em qualquer trecho de piso plano (pode ser dentro de casa, na calçada, numa rua sem movimento).
Procedimentos de Ensino: O padrão é o seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
Recursos de Ensino: Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da casa número 1 outra meia-lua: o "Inferno".
Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno!
Critérios de Avaliação: A avaliação será feita através do interesse e desenvolvimento de cada criança, mediante a atividade apresentada.
Recursos Materiais: Um giz para marcar asfalto ou gravetos, para chão de terra. Em pisos