A boneca de pano
No começo do Século XIX (1820-1840) depois da apresentação da peça do Rei ‘‘Henrique III e a sua corte‘‘ do escritor Alexandre Dumas a estética medieval estendeu-se pela moda e por todas as manifestações artísticas das mais distintas classes (camadas) sociais da época, resultando no denominado Movimento Romântico.
Na moda feminina se passou a partir do ano de 1815 as roupas se tornarem gradativamente mais enfeitadas e decorativas. As saias começaram a ganhar mais volumes com o uso de diversas anáguas para armar ela. O uso do corsets retornou mais severos e a linha da cintura era com alguns centímetros acima da cintura.
A cartela de cores influencia o estilo romântico com o uso das estampas florais suaves com o fundo mais claro o qual se tornou popular, grande combinação de flores e listras.
Nesta época as mulheres começaram a serem chamadas de sexo frágil, descritas como delicadas e enfeites, vistas como bonecas.Este estilo pertence até os dias de hoje, com muitas influencias que vieram do Século XIX, que inspiram muitas moças e mulheres que gostam dos pequenos detalhes. Moda / Estilo romântico atual:
No estilo romântico define a maioria das meninas e mulheres que gostam muito de rosas, filmes de amor e pequenos detalhes.
A moda que se inspirou neste romantismo teve a finalidade de criar peças maravilhosas e bem femininas. Os matérias utilizados nestas peças mais românticas, delicadas e fofas são o uso de rendas, estampas floridas bem delicadas, pérolas e plissados com tons tênues que fazem referencia com as vitrines de época.
Este estilo mais romântico é ideal para todas as mulheres que gostam de se vestir bem, parecerem sempre bem femininas, doces e ingênuas. É perfeito para todas as ocasiões com seus elementos de composição que dão o charme todo especial.
Também podemos perceber no estilo romântico a sua essência em toques vintage, por isso é bom guardar alguma peça que ache muito