A Birra do Morto
É autor das seguintes peças para teatro: "O Passado e o Presente", "Um Homem de Sorte", "A Situação Definitiva", "Cegos e Escravos", "A Birra do Morto", "O Mágico", "Fábula das Fábulas", "O Negro e o Preto", "Pedro Luciano", "Última Vontade", entre muitas mais.
A birra do morto
"Toda a gente embirra ...Até os mortos. A Birra do Morto é uma comédia de Vicente Sanches e tem muito de real. Mostra um pouco da nossa sociedade, com o cinismo de uns, o interesse de outros e a falsidade da maioria. O certo é que mesmo contra a sua vontade, a sua morte era do interesse de todos, incluindo do próprio padre. Qual a maior birra? A do morto que se recusa a ser sepultado, ou a dos outros que querem que ele seja? Não devemos esquecer que o morto além de sofrer de claustrofobia e de ter medo de fantasmas, tem sérias duvidas sobre as causas das posições insólitas em que por vezes os esqueletos são encontrados, se resultam da simples pressão sobre os ossos, exercida pelos gases, ou se eles terão feito tentativas desesperadas para saírem dos caixões."
Este é um defunto que não quer ser enterrado e, quando lhe é dada a notícia de que morreu, este tenta subornar o médico para que rasgue a certidão de óbito. Mas, por sua vez, o médico não cede ao seu pedido e dá a notícia aos familiares.
Chegada a hora de vestir o morto, este recusa que o façam, pois, para este, vesti-lo de fato preto é sinal de que o vão enterrar. Então, como não o conseguem vestir, este vai para a igreja em cuecas e com uma camisa e todos ficam escandalizados com ele. Para conseguir isso, o morto diz que sofre de