A biotecnologia dos transgênicos
ALUNA: ARYADNE LOPES SOARES ANTERO.
CURSO: GESTÃO AMBIEMTAL.
TURMA: 1º PERÍODO.
PROF.: Dr. GILCEAM S. ALVES.
FICHAMENTO DE TEXTO
ALVES, G. S. A Biotecnologia dos transgênicos: Precaução é a palavra de ordem.
Revista Hólos. Ano 20, p. 01-10, out. 2004.
A BIOTECNOLOGIA DOS TRANGÊNICOS: PRECAUÇÃO É PALAVRA DE ORDEM
O homem e o processo de produção dos alimentos
Os alimentos passaram por transformações quando o homem começou a do- minar a agricultura, período denominado Neolítico, onde a temperatura média do globo estava elevada.
A agricultura domiciliar e a designação do feudalismo favoreceram para o do- mínio das plantas e animais, que resultou numa maior oferta de alimentos, elevando assim, a expectativa de vida das pessoas. A terra possui mais de 6 bilhões de pes- soas, devido isso, utiliza-se técnicas de produção agrícola. Sabe-se que a instalação de inúmeras comunidades em todo planeta foi validada através das transformações dos alimentos no decorrer dos anos.
A “revolução verde” , na década de 50, trouxe um sumo de mudanças para agricultura, como o predominante uso de maquinário e agrotóxicos. Essa produção industrial acelerou a globalização dos alimentos.
O surgimento dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Em 1973, os cientistas Cohen e Boyes da Universidade da Califórnia fizeram um OGM. Eles transferiram um gene de rã para uma bactéria, essa foi a primeira experiência feita com sucesso usando a técnica do DNA recombinante. Há muito tempo homem procura melhorar o cruzamento de seres, mas sempre existiram bar-reiras, sejam elas naturais e/ou humanas.
A descoberta da tecnologia do DNA recombinante possibilitou a ultrapas-sagem da barreira natural, que permitiu uma modificação direta do genoma de um ser vivo.
OGMs e transgênicos: uma questão de semântica
Utilizam-se os termos OGMs e transgênicos como sinônimos, erroneamente , pois OGMs são organismos modificados com