A biografia de Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu de pais judeus, no dia 6 de maio de 1856, em Freiburg, pequena cidade da Morávia, que se tornou parte da Tcheco-Eslováquia. Quando estava com 4 anos de idade, Seu pai Jacob Freud, um negociante de läs, trouxe a família para Viena, em 1860. Onde Freud passou a maior parte de sua vida. Freud estudou na Escola Médica de Viena, de 1873 a 1881, sofrendo restrições devido à sua condição de judeu. Inicialmente, especializou-se em neurologia, e em 1885 estudou com Jean-Martin Charcot em Paris. Na França, também estudou hipnose com Ambroise-Auguste Liebault e Hipolyte Marie Bemheim.
Ao retomar a Viena, começou a trabalhar com pacientes emocionalmente perturbados. De 1887 a 1897, o período no qual Freud começou a estudar seriamente as perturbações de pacientes histéricas, pode-se dizer que a psicanálise criou suas raízes.
Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas.
Freud morre de cancro no palato aos 83 anos de idade (passou por trinta e três cirurgias). Supõe-se que tenha morrido de uma overdose de morfina. Ele sentia muita dor, e segundo a história contada, ele teria dito ao médico que lhe aplicasse uma dose excessiva de morfina para terminar com o sofrimento, o que seria eutanásia.
Figura 6.1-1. Sigmund Freud com várìos de seus primeiros colaboradores: ao alto, da esquerda para a direita, A. A. Brill, Sandor Ferenczi, Ernest Jones; abaixo, da esquerda para a direita, Freud, G. Stanley Hall, e Carl Jung. (Culver Pictures, New York, NY.)
Figura 6.1-2. A caligrafia de Sigmund Freud. (Austrian Information Service, New York, NY.)
Figura 6.1-3. Sigmund Freud jovem. (Austrian Information Service, New York,