A bem aventurada provação
Walmir Lima
Título: A bem-aventurada provação
Texto: Tiago 1.12
Introdução:
Vivemos épocas difíceis onde alguns aspectos têm predominado diante da fragilidade humana. Hoje vivemos em uma sociedade com uma grande fragilidade emocional e uma inversão de valores notável.
Em alguns aspectos vemos a distância que as pessoas estão de uma personalidade e emoções constantes, há pesquisas apontando ao crescimento considerável de casos de depressão, bipolaridade, suicídios entre outros males decorrentes de distúrbios emocionais.
Diante de tudo isso, médicos relacionam alguns desses problemas, além de outras causas, a grande dificuldade de muitas pessoas de superarem momentos difíceis.
Nesse aspecto veremos como esses momentos difíceis ou provações que enfrentamos podem tornar-se benéficos, podem nos fortalecer, nos mostrar novos ângulos da vida e nos gerar resultados inimagináveis. Como diria Confúcio “ A pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação” e “Nossa maior glória não é nunca haver caído, e sim ter levantado depois de cada queda”.
Elucidadação: Esse texto foi escrito por Tiago filho de José, portanto, o meio-irmão de Jesus. Carta enviada aos irmãos que se encontravam na Dispersão, que foi a perseguição romana que houve em Jerusalém, obrigando os cristãos a se dispersarem pelo mundo. Por isso Tiago envia essa carta, para dar conselhos práticos aos irmãos, mostrando a perseverança com a qual deveriam passar pela provação, declarando que deveriam ser felizes por passarem por provação, pois gera perseverança (v. 2 e 3). No verso 12 ele declara que “Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação, porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida..” Tiago fala sobre a provação (que significa o ato de ser colocado à prova), a perseverança para suportá-la e sobre a coroa da vida, especificando o prêmio por perseverar e vencer a prova. A “coroa” era um